A Jornada da Persona: construindo marcas através do Storytelling e da Gamificação

Objetivo

● Capacitar o participante para o planejamento e criação de conexões mais humanas entre consumidor e marca através de estratégias de concepção visual, storytelling, gamificação e personificação da marca.
● Apresentar ferramentas recentes da comunicação contemporânea que visam o engajamento a partir do entendimento do público-alvo da marca.

Diferenciais

● Uso de metodologias criativas e inovadoras para construção de uma marca de valor.
● Utilização de case studies.
● Aplicação prática das ferramentas.

Data de realização

de 6 de junho a 7 de julho de 2017

Horário

8h30min às 17h30min

Carga horária

32 horas (divididos em 4 módulos de 8 horas)

 

Conteúdo

Módulo I – Identificando e Elaborando as Personas da Marca | 06/jun
Consultora: Caroline Bücker
● Auxiliar os alunos a identificarem as Personas de uma marca, que será utilizada como case prático durante todos os cursos do Programa.
● Realizar a elaboração das Personas identificadas, abordando elementos que vão além da simples identificação de público-alvo como forma de gerar maior conexão da marca com seus clientes e usuários.

Módulo II – Dando Vida às Personas através da Imagem | 13/jun
Consultor: Flávia Quadros
• Permitir aos alunos observarem os sintomas da vida das imagens na sociedade contemporânea: excesso, circulação, efemeridade.
• Exercitar a leitura crítica das imagens.
• Elaborar em imagens as Personas da marca trabalhada no módulo anterior.

Módulo III – O Storytelling como Ferramenta de Relação | 30/jun
Consultor: Gabriel Motta
● Conscientizar sobre a importância da construção narrativa para comunicação de uma marca com seus clientes, sempre através da exemplificação do uso de um ou mais cases.
● Analisar os principais componentes de uma história expandida para uma marca, que se desdobra em múltiplos meios de comunicação.
● Identificar as novas ferramentas de storytelling e, a partir delas, os caminhos que levam a inovação.

Módulo IV – Gamificando a Comunicação com as Personas da Marca | 07/jul
Consultor: Vinícius Cassol
• A maior qualidade que se pode extrair de um jogo é sua capacidade de engajar pessoas.
• Como podemos usar isso no dia-a-dia, nas empresas, nos projetos e campanhas para trabalhar objetivos e comportamentos?
• Esse módulo foi criado para responder essas questões e instrumentalizar empresas e pessoas para engajar equipes, traçar soluções e criar mecânicas certeiras.

 

Consultores

Caroline Bücker
Pós-graduada em Gestão Empresarial (PUCRS) e Mestre em Educação (PUCRS). Possui 20 anos de experiência em varejo, destes, 13 anos como consultora estratégica de marketing, focada em diagnósticos de mercado, alinhamento de estratégias a oportunidades de mercado e aos valores de empresas varejistas. Consultora associada da Fator 8 e design thinker no grupo d.think. Realizou projetos de Design Thinking com grupo Artecola, Tribunal de Justiça do RS, Todeschini/AEARV, Secretaria de Gastronomia do RS (cervejas artesanais), Lojas Renner e Paquetá Esportes.

Flávia de Quadros
Especializada em Produção Cinematográfica (PUCRS) e Mestre em Artes Visuais (UFRGS). Atualmente é professora da PUCRS. Possui experiência de mercado em Comunicação Visual, com foco em temas como arte contemporânea, fotografia, processos experimentais, mediação e mediação cultural.

Gabriel Motta
Produz e dirige conteúdo audiovisual para marcas pela produtora Lua Cheia. Fundador da Shas Interactive, empresa especializada em conteúdo multi-plataforma. Possui experiência no desenvolvimento de curta-metragens e séries de foto-histórias para redes sociais. Já atendeu clientes como SEBRAE, GetNet, Unimed, Colégio Santa Inês e Colégios Maristas.

Vinícius Cassol
Doutor em Ciência da Computação, professor da UNISINOS e coordenador do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais. É Coordenador e Produtor no Estúdio Atomic Rocket Entertainment. Possui experiência no processo de desenvolvimento de jogos digitais e processos ligados à Indústria Criativa. Entusiasta de diversas maratonas para desenvolvimento de produtos digitais, como a Game Jam, Startup Weekend e Hackathons.

 

Valores

Inscrição: R$ 2.450,00
Consulte condições e valores especiais para Associados ADVB/RS.