Formação Estratégica em Comércio Exterior

Objetivo

A Formação Estratégica em Comércio Exterior, da ADVB/RS em parceira com a PRODUTTARE, aborda os principais aspectos relacionados às atividades de exportação e de importação, com enfoque gerencial. O Programa busca qualificar os participantes a identificarem e implementarem ações para o aumento da competitividade de empresas exportadoras e importadoras. Além disso, possui uma abordagem prática, com a instrumentalização dos assuntos trabalhados em aula por meio de trabalhos parciais e de um projeto aplicado.

 

Módulos

  • Sistemática de Exportação – 18/jul, das 13h30 às 21h30
  • Sistemática de Importação – 25/jul, das 13h30 às 21h30
  • Marketing Internacional – 01/ago, das 13h30 às 21h30
  • Câmbio na prática e financiamentos no Comércio Exterior – 08/ago, das 13h30 às 21h30
  • Logística Internacional – 22/ago, das 13h30 às 21h30
  • Preços e custos no Comércio Exterior – 29/ago, das 13h30 às 21h30
  • Legislação Aduaneira Aplicada – 05/set, das 13h30 às 17h30
  • Tópicos Especiais – 12/set, das 17h30 às 21h30
  • Projeto Aplicado – 26/set e 31/out, das 13h30 às 15h30

 

Educadores

Alexandre Querino da Rosa
Especializado em Gestão Estratégica em Logística (PUCRS) e mestrando em Indústria Criativa (Feevale). Leciona, como professor convidado, sobre Modais de Transportes e Noções de Comércio Exterior (Faculdades Senac-RS) e Operações Logísticas Globais (Feevale, no curso de Pós-Graduação em Negócios Internacionais). Na área executiva, possui experiência em Administração com ênfase em Comércio Exterior e Logística Internacional. Atualmente atua na empresa AGCO do Brasil Comércio e Indústria, tendo desenvolvido projetos relacionados à redução de custos e ao aumento da eficiência logística nas importações.

Edmilson Milan
Mestre em Gestão e Negócios (Unisinos) e mestrando na Université de Poitiers (França). Professor de Operações de Câmbio no curso de MBA Negócios e Empreendimentos Internacionais (Unisinos ). Atuou no Banco do Brasil por mais de 30 anos na área de câmbio, comércio exterior e trade finance, tendo sido adminstrador expatriado no Japão por 5 anos. É Vice-Presidente de Comércio Internacional da ADVB/RS e CEO do Prêmio Exportação RS. Sócio-diretor da PRODUTTARE Internacional, atuando como consultor em negócios internacionais.

Guilherme Alves Gonçalves da Silva
Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior (Fargs), especialista em Economia Empresarial (UFRGS) e Mestre em Economia do Desenvolvimento (PUCRS). É professor universitário de disciplinas relacionadas a negócios internacionais. Nos últimos 20 anos, atuou em bancos, corretoras de câmbio e indústrias.

Guilherme Bergmann Borges Vieira
Mestre em Gestión Portuaria y Transporte Intermodal (Universidad Pontificia Comillas de Madrid) e doutor em Engenharia de Produção (UFRGS). Atualmente é professor do mestrado profissional em Engenharia de Produção (UCS) e consultor de logística e comércio internacional. Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia de Produção, com ênfase em Negócios Internacionais, Gestão de Operações e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeia logístico-portuária, distribuição física internacional e gestão da internacionalização.

Marcelo André Machado
Mestre em Marketing (PUC-Rio) e doutor em Marketing (UFRGS). É professor da Unisinos na graduação em Administração e Comércio Exterior, no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios e coordenador do MBA em Negócios e Empreendimentos Internacionais. Atua como educador corporativo em cursos in company sobre temas de marketing internacional e comércio exterior. Atuou por 16 anos no Banco do Brasil, onde foi executivo de Negócios internacionais. Atualmente é consultor de empresas brasileiras e estrangeiras na área de negócios internacionais.

Sheila Beatriz Bonne
Especialista em Negócios Internacionais (Unisinos) e Mestre em Economia (Unisinos). Professora dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Logística (FTEC) nas disciplinas de Custos Logísticos, Custos para Operações Internacionais, Gestão de Operações Financeiras Internacionais, Modelos de Gestão, Introdução ao Comércio Exterior e Estratégias Empresariais. No mercado, atua com exportação, importação, regimes aduaneiros especiais, logística e expansão internacional.

 

Inscrições

Clique aqui para mais informações.