fbpx

Em um TED Talk de menos de três minutos, em 2010, o empresário americano Derek Sivers explicou, de forma curiosa e eficaz, como começar um movimento. Com um vídeo inusitado, em que um dançarino maluco mobiliza multidões, ele fala sobre conceitos relevantes até hoje no mundo organizacional, como a importância da coragem para uma liderança, o papel fundamental dos seguidores, a força e a redução de risco que o coletivo gera e a capacidade inspiradora do exemplo. Esse vídeo sempre me vem à cabeça quando penso em liderança pelo exemplo e inspiração. Quando vemos algo positivo e diferenciado acontecendo, imediatamente queremos fazer parte, replicar, comunicar, compartilhar, ampliar. E esse movimento inicial de positividade pode crescer e virar uma onda de transformação e de impacto, um verdadeiro ciclo virtuoso formado pela soma de bons cases e de pessoas motivadas e inspiradas para fazer o melhor. A união faz a força.

Desde pequenos, aprendemos por meio da observação e nos espelhamos em bons exemplos. E o mesmo, claro, ocorre no mercado profissional. Bons exemplos são capazes de promover mudanças positivas de comportamentos em projetos e empresas, servir como orientação, força e inspiração para todos ao redor e impulsionar os resultados de times e de projetos. Victor Lipman, autor e palestrante americano especialista em mindfulness e gestão, defende a importância de liderar pelo exemplo de forma muito prática e objetiva: é efetivo e faz as pessoas quererem te seguir. Seguimos lideranças nas quais confiamos, buscando atingir objetivos e conduzir negócios de forma igualmente diferenciada. Por isso, liderar pelo exemplo gera respeito, confiança, comprometimento e coesão organizacional. Liderar pelo exemplo ajuda outras pessoas a ver o que está por vir e agir rapidamente para enfrentar quaisquer desafios ao longo do caminho. A liderança exemplar incentiva aqueles que a seguem a adotarem os seus padrões de conduta.

Junto disso tudo está o reconhecimento: uma poderosa forma de engajamento, motivação, aumento de produtividade e incentivo de competição amigável. O sentimento de valorização, de pertencimento a algo importante e de trabalho que gera impacto em pessoas, organizações e sociedades é essencial nos tempos atuais. E é nesse contexto que as premiações de mercado seguem tão relevantes até hoje. Os prêmios conquistados por uma marca têm o poder de ampliar sua credibilidade, fortalecer reputação empresarial, aprimorar clima organizacional, reter e atrair talentos e ampliar parcerias.

Uma materialização concreta de todos esses conceitos de liderança pelo exemplo, reconhecimento e criação de movimentos positivos no nosso mercado gaúcho é o TOP de Mkt ADVB/RS. Em sua 38ª edição, o principal prêmio que identifica, dissemina e reconhece as melhores práticas de marketing e de vendas do Sul do Brasil retorna em 2021 como sinônimo de credibilidade, impacto e contemporaneidade. Idealizado por uma instituição referência no seu setor e para a sociedade gaúcha, a ADVB/RS, o TOP é um projeto que impulsiona a interação entre empresas, profissionais e academia, buscando destacar, valorizar e compartilhar os melhores cases do mercado gaúcho. Com mais de 500 marcas já reconhecidas, o prêmio gera negócios, novas experiências, visibilidade e amplia os resultados dos projetos reconhecidos. A partir do TOP de Mkt, a ADVB/RS contribui para o desenvolvimento de profissionais, de empresas, do mercado gaúcho, da cultura de marketing e vendas e, consequentemente, da economia do Estado. 

Já tive a oportunidade de me envolver com o TOP de Mkt de diferentes formas. Inicialmente, como plateia, apreciando os reconhecimentos de companhias e profissionais e o networking gerado pela premiação. Depois, como participante do prêmio, tendo inscrito 3 cases e me envolvido em um dos quais foi vencedor em 2019 – o projeto Conexões do Grupo RBS, na categoria de Endomarketing. Neste ano, minha relação com o TOP ganha uma nova perspectiva, na posição de vice-presidente de comunicação da ADVB/RS e como parte do time idealizador da edição de 2021 do projeto. É uma honra ter essa relação de longa data com a entidade e com o prêmio e poder acompanhar e contribuir para sua evolução no tempo. Estamos muito entusiasmados com a volta do projeto, que acompanha um momento especial de retomada dos negócios e da economia gaúcha. Fizemos pesquisa, ouvimos o mercado e percebemos que o TOP de Mkt segue relevante, ainda mais agora. Por isso, o aprimoramos, simplificamos e adequamos ao contexto atual e vamos valorizar histórias que contribuíram de forma expressiva para a evolução do mercado gaúcho neste último ciclo. 

Acreditamos na força mobilizadora desse projeto, que é uma vitrine de boas práticas do nosso mercado, que gera inspiração a partir de bons exemplos empresariais, que representa certificação de qualidade e que aumenta o prestígio de marcas e corporações para os seus públicos estratégicos. Premiar iniciativas no Rio Grande do Sul por sua força empreendedora, criatividade, pluralidade e competência na resolução dos desafios do marketing é muito gratificante. Contribuir para que profissionais e empresas possam ser benchmark e determinar tendências para tantos outros estimula o surgimento de cada vez mais “first followers” como conceitua Derek Sivers e a criação de um movimento cada vez mais robusto e positivo no Estado, do qual profissionais e empresas não queiram ficar de fora. É nosso papel dar e estimular bons exemplos para que eles se multipliquem e para que, juntos, possamos construir novos e positivos hábitos e maneiras de agir. É nosso papel, principalmente no contexto atual, criar iniciativas como o TOP de Mkt para que atitudes positivas ganhem mais espaço e gerem impacto no mundo. Tendo sempre, claro, muita coragem e inspiração para começar um movimento.

Inscrições para o TOP de Mkt ADVB-RS 2021: https://bit.ly/Inscrições_TOPdeMkt21

Fale conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt