fbpx

No dia 20 de outubro, a Força Aérea realizou em Brasília o voo Inaugural do novo caça Brasileiro, o Gripen. A aeronave faz parte de um programa de aquisição e de transferência de tecnologia entre o Brasil e a Suécia e é equipada com três modernos displays, fornecidos pela AEL Sistemas: O Wide Area Display (WAD), um painel de tela única que fornece uma visão tática a partir das informações dos principais sensores da aeronave; o Head-Up Display (HUD), um display com amplo campo de visão que fornece ao piloto as informações essenciais de voo e de missão, diretamente na parte frontal superior do cockpit; e o Helmet Mounted Display (HMD), um capacete que permite ao piloto ver os dados de voo e de missão em qualquer direção de visada, adicionando funcionalidades que aumentam as capacidades de julgamento e consciência situacional do piloto. 

Para a realização do projeto brasileiro, a AEL envolveu cerca de 100 engenheiros dentro dos mais rigorosos padrões internacionais de desenvolvimento aeronáutico, cujo resultado promoveu a transferência de tecnologia inversa, do Brasil para a Suécia, caracterizado como transbordamento (spillover effect) da parceria industrial, ao passar a equipar as aeronaves da Força Aérea Sueca.

O desenvolvimento de tecnologias e serviços de engenharia para o exterior como essas, foram as principais responsáveis pelo crescimento dos índices de exportação nos últimos 4 anos, que em 2019 representou cerca de 37% do total do faturamento da empresa. 

Para AEL este movimento é motivo de orgulho, pois reforça a potencialidade tecnológica e de desenvolvimento do Mercado Nacional, cada vez mais reconhecida internacionalmente.

A AEL Sistemas é uma empresa gaúcha (Porto Alegre) de alta tecnologia que, há quase 40 anos, se dedica ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de avançados sistemas eletrônicos, com foco nos mercados aeroespacial e de defesa. 

As áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e Operações estão capacitadas para o desenvolvimento, produção, fornecimento, suporte técnico e logístico de sistemas aviônicos de última geração, aeronaves remotamente pilotadas (ARPs), sistemas eletro-ópticos, sistemas de comunicação tática, sistemas para aplicações na área espacial, sistemas para simulação e treinamento, etc. Atualmente a empresa participa de projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como o cargueiro KC-390, a viatura Guarani e SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, além o novo caça F-39 Gripen, que no último dia 23 de outubro a Força Aérea Brasileira realizou em Brasília o seu primeiro voo oficial.

 Luciane Fenner – Analista de Marketing

Fale conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt