Primeiramente, gostaríamos de prestar a nossa solidariedade aos familiares das vítimas da COVID-19 e todos aqueles que estão na linha de frente no combate a pandemia que afeta todo o mundo. O Prêmio Exportação RS é uma das mais respeitadas premiações do setor exportador no Brasil. Em mais de 45 anos de projeto já reconheceu mais de 500 casos de sucesso de empresas que levaram seus produtos e serviços a mercados externos, desbravados com grande persistência e investimento.

Neste ano, já estávamos nos dedicando e trabalhado dia-a-dia, para continuar entregando conteúdo relevante e consequentemente, reconhecendo e capacitando através dos nossos eventos e cursos.

Mas os cenários mudaram não só para os nossos mercados e sim, precisamos desaprender para aprender novamente. Continuamos com o nosso propósito pois neste momento, entendemos o quanto é importante e relevante que nos tornemos ainda mais completos e parceiros dos nossos exportadores. Com tudo isso, compartilhamos o que estamos planejando para o projeto e para o seu negócio:

RENOVAÇÃO… ao integrar novos membros ao Conselho do Prêmio, representado por 16 entidades relevantes para a economia gaúcha.

REDEFINIDO… com um novo processo de reconhecimento quantitativo das empresas vencedoras, além de inscrição voluntária.

REVISADO… com importantes mudanças nas categorias qualitativas, e trazendo NOVIDADES como a inclusão de novas categorias. Se torna um prêmio que passa ainda mais SEGURANÇA, com um critério mais minucioso na inscrição de empresas. E se torna ainda mais INCLUSIVO, premiando empresas desbravadoras de porte menor, e inscrições voluntárias, por parte de estratégias de empresas que exportam através do Rio Grande do Sul.

Com isso, a cerimônia de reconhecimento do 48º Prêmio Exportação RS, que aconteceria no dia 04 de junho, em Porto Alegre/RS, foi adiada para o dia 10 de novembro, em razão da segurança e orientações realizadas pelos órgãos de saúde por conta do Covid-19.

Nossa primeira responsabilidade é com a segurança e a tranquilidade de todos.

Nos solidarizamos com tudo que está acontecendo e é por isso que vamos continuar trabalhando ainda mais fortes e com muita responsabilidade, para retomar todas as atividades o mais breve possível.

E para isso, o Conselho do Prêmio Exportação RS está disponibilizando este comunicado, com informações e orientações, e também se colocando à disposição para apoiá-los e mantê-los firmes nos seus negócios.

SUGESTÕES ÄS EMPRESAS EXPORTADORAS:

1. Mantenham a persistência da atividade exportadora, pois é a continuidade das exportações que efetivamente proporcionam a competitividade, o aprendizado e a conquista de novos mercados.

2. Revisitem os custos envolvidos nas exportações, pois sempre há despesas que podem ser reduzidas, proporcionando uma maior competitividade, ainda mais considerando a complexidade envolvida nos processos de exportação.

3. Invistam em capacitação, pois colaboradores melhor capacitados proporcionam melhor performance na execução de suas atividades, sendo importante diferencial competitivo neste momento de crise.

4. Desenvolvam novas estratégias de marketing e vendas para o mercado externo, como forma de alavancar a visibilidade dos seus produtos e serviços e, consequentemente, vender mais.

5. Promovam informações e materiais promocionais por meio de ferramentas digitais pois, por algum tempo, as viagens internacionais tendem a permanecer suspensas ou reduzidas pelas empresas estrangeiras.

6. Acessem a Cartilha do Exportador em Contexto da COVID-19 e o Painel de Comércio, ambos desenvolvidos pela Apex-Brasil, que contêm importantes sugestões aos exportadores.

7. Busquem desenvolver parcerias com parques tecnológicos/centros de inovação, visando identificar e desenvolver possíveis inovações nos seus produtos e serviços.

8. Atentem para os novos prazos de financiamentos às exportações brasileiras, regulados pelo Banco Central do Brasil, que facilitam as questões financeiras relacionadas às exportações.

9. Informem-se sobre as ferramentas de apoio as exportações brasileiras, tais como Proex, Drawback, seguro de crédito, entre outras. São importantes instrumentos nas negociações internacionais.

10. E contem com o apoio e a assessoria das entidades integrantes do Conselho do Prêmio Exportação RS, pois todas estas entidades estão invariavelmente procurando identificar novas formas de auxiliar o setor exportador.

Cordialmente,

Conselho do Prêmio Exportação RS

ADVB/RS – ApexBrasil – Badesul – Banco do Brasil – Banrisul – BRDE – Farsul – Fecomércio RS – Federasul – FIERGS – LIDE

Porto do Rio Grande – UFRGS – SEBRAE/RS – Hub Transforma RS

Fale conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt