fbpx

Dicas infalíveis para aumentar o seu SSI Linkedln

O comportamento e ciclo de compra mudou, assim como o perfil do vendedor. Bastava a essa pessoa apenas comunicar, apresentar atributos, algumas características do produto e, pronto! Tinha o poder de exercer influência direta na decisão de compra do consumidor.

As organizações detinham um poder enorme de barganha perante aos clientes, visto que a falta de informação e, até mesmo opções, deixava as empresas numa situação confortável, estavam no controle do jogo.

Acontece que o jogo virou, atualmente, os clientes e consumidores tem acesso fácil as informações e características do produto/serviço. Tem conhecimento maior até mesmo que o próprio vendedor. Algumas organizações já se atentaram e começaram o trabalho de treinar seus vendedores como verdadeiros consultores de vendas.

Com essa nova dinâmica, qual a necessidade do vendedor tirador de pedidosuma vez que basta um click para ter acesso à essas informações? Segundo o Google, 60% da decisão de compra é feita pelos clientes antes mesmo do primeiro contato com o vendedor.

O profissional de vendas que não comunicar valor, apresentar os benefícios, e não somente as características do produto, será engolido pelo mercado. Não pela tecnologia diretamente, mas por outros pares que estão utilizando a tecnologia a seu favor, como as mídias digitais por exemplo, mais especificamente as redes sociais.

O ambiente digital trouxe novas possibilidades para as marcas, através da comunicação, relacionamento e apresentação de produtos/serviços. Com a popularização e engajamento nas mídias sociais, um leque de oportunidades se abriu para vendedores usufruir do público ali presente.

Eis que surge um novo modelo de vendas, o Social Selling, aproveitando do acesso fácil, dinâmico e da conectividade entre produtos X clientes X vendedores. Mas você pode estar me perguntando; Afinal, que raios é este Social Selling?

Social Selling é uma estratégia que utiliza basicamente das mídias sociais para engajar, comunicar valor com potenciais clientes e gerar novas oportunidades de negócios.

Este tipo de estratégia, ou novo modelo de vendas, vem ganhando força principalmente junto ao mercado B2B (Business-to-Business). Pesquisas apontam que 75% dos compradores B2B utilizam as mídias sociais para buscar informações a respeito do vendedor, e que, um decisor da compra lê em média 10 peças de conteúdo antes de tomar uma decisão.

O Linkedln, como a maior e mais eficaz plataforma de vendas sociais B2B, acompanhou toda essa movimentação e, lançou há poucos anos o Social Selling Index (Índice de Vendas Sociais), disponível para todos os usuários da rede.

E qual o objetivo do SSI? Ele é baseado nos 4 pilares do Social Selling; Calcular a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional; Localizar as pessoas certas; Interagir utilizando insights e Cultivar relacionamentos de confiança.

E o mais interessante, o seu SSI é atualizado diariamente. Já consultou o seu Social Selling Index?

Para acessar o seu Social Selling Index clique aqui > https://www.linkedin.com/sales/ssi

A média do SSI dos usuários brasileiros varia entre 30 a 35 de 100. Mas atenção! Sugiro avaliar como você está ranqueado frente a pares do seu setor. Se tens um SSI acima de 60 de 100, já está pronto para torna-se um Social Seller, ou seja, um bom Vendedor Social.

Caso ainda não atingiu um número desejável (acima de 60 de 100), comece a trabalhar os 4 pilares que compõem o SSI. Se já ultrapassou esta marca, busque a melhoria dia a dia.

É uma ferramenta importante para todos aqueles que trabalham na área comercial ou em setores ligados às vendas. O gestor da equipe poderá trabalhar com KPIs (Indicadores de Performance) que mensure diferentes SSI’s de cada membro, avaliando de imediato a evolução das habilidades comerciais individuais, perspectivas e suas progressões.

E qual a importância de torna-se um líder em Vendas Sociais?

Fantástico, não é mesmo? Mas vamos as dicas de como aumentar o seu SSI?

  • Estabeleça a sua marca profissional:

Atualize o seu perfil, deixe o mais completo possível. Lembre de incluir recursos multimídia, como arquivos informativos, palestras, fotos, infográficos, etc.

Utilize os artigos longos (Linkedln Pulse) para construir a sua marca profissional. O engajamento e números de seguidores conquistados, é de extrema importância.

Solicite recomendações. Elas são importantes como forma de validar o seu trabalho. Seria a antiga cartinha de recomendação.

  • Localize as pessoas certas:

Não adianta sair enviando aleatoriamente convite de conexões. Foque no seu segmento de atuação ou prospecção de novos negócios.

O índice de aceitação dos convites de conexão, impacta diretamente no seu SSI.

Utilize palavras-chave na composição do seu perfil para ser encontrado assim como encontrar potenciais clientes.

  • Interaja oferecendo insights:

Elabore e disponibilize conteúdo de qualidade. O engajamento vai fazer a diferença.

Muito cuidado ao sair enviado mensagens (inbox) em massa. A média das respostas éavaliada e pontuada. Seja criterioso e não faça SPAM.

Participe de grupos e interaja. Agregue valor através de dicas, informações e novidades do seu setor.

  • Cultive relacionamentos:

Relacione com o seu público. Curta, compartilhe e comente postagens e artigos longos.

Desperte a atenção e curiosidade das suas conexões. Caso o seu perfil tenha muitas visualizações, é um bom sinal.

Não fique muito tempo ausente do Linkedln. A frequência tem relevância. Permaneça sempre atento a sua rede de conexões e mantenha o contato direto.

Maravilha! Chegou a hora de colocar em prática as suas competências de um Social Seller. Um bom Social Seller faz negócios enquanto os concorrentes dormem.

Quer saber mais sobre Marketing, Vendas e Social Selling no Linkedln?

Sucesso!!!

Grande Abraço.

Bruno de Lacerda

Fale conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt