fbpx

Reconhecida no 48º Prêmio Exportação RS, companhia se consolida como uma das maiores fornecedoras de materiais de fricção do mundo Entre as empresas de veículos e autopeças do Rio Grande do Sul, a Fras-le, com sede em Caxias do Sul, na Serra, é destaque da 48ª edição do Prêmio Exportação. A companhia, que comercializa seus produtos para mais de 120 países, é considerada uma das maiores fornecedoras de materiais de fricção do mundo. Em 2019, as exportações a partir das unidades brasileiras da empresa alcançaram US$ 89,3 milhões. Isso representa um aumento de 5,9% em comparação com o ano anterior. Nos últimos cinco anos, entre 2015 e 2019, a Fras-le apresenta uma taxa anual de crescimento de aproximadamente 4,9%. O desempenho positivo das exportações da companhia no ano passado para a América do Norte foi um dos principais fatores para que esses valores fossem atingidos. Os volumes negociados com os países dessa região representam cerca de 62,5% do total da companhia.

Outras regiões importantes para a comercialização dos produtos da Fras-le tiveram no ano passado um desempenho inferior ao de anos anteriores, influenciados por fatores de demanda e economia dos países desses continentes, mas seguem tendo representatividade no contexto geral. Entre elas, estão a América do Sul, que fechou 2019 representando 19,5% das exportações, e a região da África e do Oriente Médio, que equivalem à 9,5%. Dos demais continentes, as vendas para a Europa, para América Central e Caribe e para região da Ásia e Oceania, representam, respectivamente, 4,6%, 2,3% e 1,6%.

A Fras-le é um dos maiores fabricantes mundiais de material de fricção e um importante fornecedor de autopeças, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação, e também para as linhas ferroviária e industrial. É a unidade das Empresas Randon com maior presença fora do Brasil, com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia. Possui, ao todo, nove plantas industriais, cinco centros de distribuição, seis escritórios comerciais e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 120 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

A empresa também é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax e Controil. Com a recente aquisição da Nakata Automotiva, amplia o portfólio de produtos com itens de suspensão, direção e powertrain. Possui ainda um dos mais avançados centros de pesquisas da América Latina: o Centro Tecnológico Randon. O CTR é um hub de engenharias em uma área de 90 hectares que conta com 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros, para o desenvolvimento de variados testes, além de laboratório estrutural, completo suporte técnico e eletrônico e áreas para cocriação e inovação de produtos.

Fale conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt