A Marcopolo vem intensificando sua atuação internacional de forma contínua, ano após ano, com uma estratégia consistente tanto para consolidar a sua presença em 40 países quanto para conquistar novos mercados. A marca é líder em exportações entre as encarroçadoras brasileiras e seus veículos rodam em mais de 100 países. Além disso, as fábricas da companhia em sete países – Argentina, Colômbia, México, África do Sul, Índia, Austrália e China – reforçam a atuação no mercado externo.
Este ano, a pandemia de Covid-19 desafiou a operação internacional da empresa, impactada por lockdowns e restrições sanitárias que reduziram drasticamente os serviços de transporte coletivo no mundo. No entanto, a Marcopolo reagiu rapidamente a este cenário crítico com a criação da plataforma Marcopolo BioSafe, em junho deste ano. Trata-se de uma série de inovações que vêm contribuindo com a biossegurança dos passageiros em suas viagens e, consequentemente, apoiando a retomada do setor no Brasil e no exterior.
Para se ter uma ideia da aceitação do mercado externo, dos 1.500 veículos produzidos com pelo menos um item da plataforma até setembro, 734 foram enviados exportados – em destaque, os Emirados Árabes Unidos, que receberam 29 ônibus com itens BioSafe. Na América do Sul, Argentina, Chile, Peru e Bolívia estão entre os países em que os veículos Marcopolo circulam com soluções de biossegurança.
O ano de 2020 também ficará marcado por um case ímpar na história das exportações da companhia. Com uma frota de 70 micro-ônibus Volare, renovamos o sistema de transporte de uma cidade inteira no exterior: Punta Arenas, capital da Patagônia chilena, reconhecida mundialmente pelos seus glaciares. Em 2021, seguiremos levando a força das nossas marcas, aliada à inovação e à tecnologia dos nossos produtos a dezenas de países, contribuindo com a retomada do transporte em nível global.
André Vidal Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais da Marcopolo