O Mindset exportador, pode nascer já na concepção de uma empresa ou ser construído ao longo da sua trajetória empreendedora.

Quando a alta direção da empresa percebe o mercado externo como a extensão natural dos negócios, assumindo um posicionamento com foco no exterior, pode-se dizer que essa empresa possui o mindset exportador.

Ter foco no exterior faz com que a empresa busque e identifique oportunidades além de uma taxa cambial favorável. Faz com que a cultura interna da empresa seja desenvolvida, alterada e adaptada para uma cultura exportadora, proporcionando assim uma maior atenção ao mercado internacional e ao que é demandado por esse.

Porém, atenção! Não basta ter somente entusiasmo, é fundamental ter um planejamento estratégico, com metas, objetivos e prazos bem definidos, ter conhecimento do mercado em que a empresa deseja atuar, além de um incessante interesse e curiosidade pelo mercado, cliente e consumidor final, afinal, toda e qualquer empresa vive para satisfazer necessidades de clientes.

Surpreenda-o. Surpreender o cliente precisa estar dentro da missão da empresa exportadora e isso pode ocorrer de diversas formas, seja por uma adequação no produto, pela qualidade superior, pelo preço competitivo, por uma embalagem diferenciada, por um design exclusivo, pelo serviço de pós venda – aqui cabe muita atenção, pois é um serviço de pós venda no exterior – entre outras diversas opções que variam de acordo com o produto, mercado e cultura.

Inove. A inovação é uma forma de explorar o sucesso através de novas ideias. O uso de novas tecnologias, a busca por um relacionamento próximo, exclusivo e diferenciado e a capacidade da empresa exportadora em rapidamente se adaptar as exigências do mercado alvo, também são inovações e diferenciais de sucesso.

Mindset exportador vai além de exportar o produto certo para o mercado alvo, é a capacidade de identificar a dor do cliente, oferecer o sedativo e agir de forma rápida no tratamento.

Relembre a primeira frase desse artigo, o mindset pode nascer na concepção da empresa ou ser construído ao longo da sua trajetória, então não perca tempo e nem o interesse, busque apoio, conhecimento e orientação através de cursos, entidades da classe e consultorias.

Estou à disposição.

Um abraço,

Sheila Beatriz Bonne

Fale conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt