sem-ed_assinatura-color-horizontal-48-pe

Etapas do Projeto

prancheta-2
prancheta-6

O Conselho do Prêmio Exportação RS aplica os critérios do processo de avaliação da premiação, que levam em consideração dados de exportação de órgãos governamentais e a expertise das 16 entidades.

prancheta-7

As empresas se inscrevem através de um link de formulário, inserindo informações referentes à exportação, e em quais categorias gostaria de se candidatar.

Cada conselheiro, através do seu conhecimento e da justificativa de cada empresa, estabelece uma nota para as empresas, de acordo com o critério de cada categoria.

prancheta-3

Momento em que o Conselho do Prêmio Exportação RS entrega um conteúdo exclusivo ao empresariado gaúcho e aos vencedores do Prêmio, através de uma palestra que tem como objetivo debater, refletir e inovar para o crescimento da Exportação no Estado.

O evento retornará em 2021.

prancheta-4-1

Evento para  400 convidados no Parque (Porto Alegre), previsto para o dia 1o de dezembro de 2020, que contará com a presença de autoridades públicas, além de lideranças empresariais e ampla cobertura da imprensa.

Categorias

CATEGORIA

DEFINIÇÃO

CRITÉRIO

DESTAQUE AVANÇO GLOBAL

Premiação para empresas que se destacam pela implementação de estratégias de internacionalização de suas operações, como parte de um objetivo de crescimento internacional, ou como forma criativa de contornar as restrições à competitividade das exportações.

Reconhecer as empresas que adotam as outras formas de internacionalização, que não a exportação. Empresas que criam subsidiárias de produção ou de distribuição ou lojas próprias, ou ainda que licenciam suas marcas e patentes no exterior. A definição será feita com base na análise das estratégias de implementação da internacionalização das empresas no ano de 2019, a ser realizada pelo Conselho do Prêmio Exportação RS.

DESTAQUE EMPRESAS COMERCIAIS EXPORTADORAS E TRADING COMPANIES

Premiação para empresas que realizam a intermediação da venda de mercadorias para outros países ou a compra de produtos de fabricantes com o propósito de destiná-los à exportação. São empresas comerciais exportadoras,  tradings companies, ou outras formas de organização, com sede no Rio Grande do Sul, que se destacaram no ano de referência pelas estratégias comerciais e esforço de venda para colocar os produtos nacionais no mercado externo.

A definição das empresas premiadas será feita com base na análise de suas estratégias comerciais e esforço de venda, na atuação como intermediária entre empresas fabricantes e compradoras, em operações de exportação de produtos.

DESTAQUE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Premiação para empresas que se destacam como exportadoras e que utilizam/ introduzem inovações tecnológicas significativas em produtos ou processos de produção e comercialização.

A definição das empresas premiadas será feita com base na análise das suas estratégias exportadoras no ano de 2019, a ser realizada pelo Conselho do Prêmio Exportação RS.

DESTAQUE MERCADOLÓGICO

Premiação de empresas que melhoram sua performance exportadora, através de estratégias mercadológicas diferenciadas (por exemplo, fazendo  campanhas de fortalecimento da marca em revistas internacionais, em sites, ou que aperfeiçoam sua participação em feiras e missões, ou que atuam mais habilmente com redes de distribuidores ou representantes comerciais). Nestes casos, trata-se de estratégias de mercado para vender (daqui) o produto lá fora.

A definição das empresas premiadas será feita com base na análise de suas estratégias exportadoras no ano de 2019, a ser realizada pelo Conselho do Prêmio Exportação RS.

DESTAQUE SERVIÇOS EXPORTADOS

Premiação para empresas que se destacam como exportadoras de serviços em geral.

Empresas que tiveram destaque na exportação de serviços em 2019, entre os quais, desenvolvimento de aplicativos e programas em TI; consultoria, segurança suporte em TI; serviços de internet; serviços de logística em geral; serviços financeiros, de seguros e previdência; serviços gerenciais, de consultoria, de relações públicas; serviços jurídicos, de engenharia e outros serviços técnicos; serviços de pesquisa e desenvolvimento em ciências naturais e exatas; serviços de saúde humana e científicos.

DESTAQUE SERVIÇOS DE SUPORTE À EXPORTAÇÃO

Premiação para empresas que se destacam como prestadoras de serviços e suporte à exportação no gerenciamento dos trâmites aduaneiros, no planejamento dos procedimentos e na administração de toda a logística envolvida no processo de exportação.

Empresas diretamente ligadas ao setor de exportação, que realizam desembaraço aduaneiro, liberação de mercadorias, agenciamento de cargas, armazenagem, prestação de serviços financeiros e tributários, entre outras atividades, e que sejam indicadas e validadas pelo Conselho do Prêmio Exportação RS.

DESTAQUE SETORIAL

Premiação para empresas que se destacam como exportadoras no seu setor de atividade, incluindo os clusters mais significativos presentes no território gaúcho, adotando soluções criativas e inovadoras e constituindo-se em efeito-demonstração e referência para outras empresas, bem como acarretando efeitos benéficos para a microrregião onde estão instaladas.

A definição das empresas premiadas será feita com base na análise das suas estratégias exportadoras e nas condições setoriais no ano de 2019, a ser realizada pelo Conselho do Prêmio Exportação RS.

PEQUENO DESBRAVADOR INTERNACIONAL

Premiação para micro e pequenas empresas (faturamento de até R$ 4.800 mil em 2019), cuja capacidade mercadológica, seja em termos de consolidação de marca, seja em termos de gestão dos canais de distribuição e comercialização é destacada.

A definição das empresas premiadas será feita com base na análise das sua estratégias exportadoras no ano de 2019. Serão premiadas até três empresas cujos cases foram destacados entre os demais, conforme julgamento do Conselho do Prêmio Exportação RS.

PERSONALIDADE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL

O Prêmio Personalidade Competitividade Internacional distingue o profissional atuante na área de comércio exterior que tenha realizado, ao longo de sua trajetória profissional, ações que fomentaram o segmento exportador do Rio Grande do Sul. 

A sua indicação foi realizada e votada pelo Conselho, que distingue, anualmente, o profissional atuante na área de comércio exterior, que tenha realizado ao longo de sua trajetória profissional, ações que fomentem o segmento exportador do Rio Grande do Sul, inspirando e promovendo o setor.

Fale conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt