Notícias

ADVB/RS traz Guilherme Paulus, um dos maiores empresários do turismo, para participar do Você com o Presidente

A trajetória de sucesso do sócio-fundador da CVC marcam o terceiro encontro do ciclo de palestras com CEOs de empresas brasileiras, nesta quinta-feira (16), às 19h30min, na sede da instituição

Sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração da CVC, maior rede de varejo de turismo do país, o empresário paulista Guiherme Paulus transmite a experiência de quatro décadas de liderança na palestra “Empreendedorismo”, que será realizada no terceiro encontro Você com o Presidente, promovido pela ADVB/RS.  O evento acontece nesta quinta-feira (13), às 19h30min, na sede da instituição. Nesta edição, os associados e convidados serão recebidos com o espaço de  convivência e salão de eventos da ADVB totalmente revitalizados por projeto assinado pelo arquiteto Vicente Saldanha. Participam da abertura e mediação Telmo Costa, presidente da ADVB, Gustavo Ene, da LIDE SUL  e  o consultor e VP da ADVB/RS, Arthur Bender. Mais informações pelo telefone (51) 3211.0399 ou pelo site www.advb.com.br

Paulus é responsável por transformar uma pequena agência do interior paulista na operadora de turismo que faturou R$ 3 bilhões no ano passado e transportou 2,6 milhões de pessoas em viagens nacionais e internacionais, nas modalidades de viagens aéreas, terrestres e marítimas, para mais de 100 destinos e possui uma rede de distribuição com 8 mil agentes de viagens independentes credenciados (multimarcas) e mais de 700 lojas exclusivas pelo Brasil.

Homenageado e premiado por chefes de Estado do mundo inteiro, Paulus também é membro do Conselho Nacional de Turismo e Presidente da GJP Participações, que controla a GJP Hotéis & Resorts. A presença de Paulus em Porto Alegre é mais um convite da ADVB/RS a empresários de todos os segmentos a conhecer e inspirar cases de sucesso no mundo de negócios. No próximo encontro (25 de setembro), será a vez de ouvir Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi.

 

 

SERVIÇO

O que: Ciclo de palestras Você com o Presidente, da ADVB/RS

Quem: Guiherme Paulus, sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração da CVC

Quando: 13 de setembro (quinta-feira), das 19 às 21 horas

Onde: Sede da ADVB/RS (Rua Celeste Gobbato, s/n, Praia de Belas, Porto Alegre)

Mais informações: (51) 3211.0399

Próximo encontro

No dia 25 de setembro, será a vez do gaúcho Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi, o primeiro banco cooperativo privado do país, repassar um pouco de sua experiência que conseguiu transformar uma cooperativa em um império de 1,6 milhão de associados e R$ 19 bilhões em ativos e no quinto grupo econômico gaúcho.

 

Mais sobre  Guilherme Paulus

Sócio-fundador e Presidente do Conselho de Administração da CVC, Membro do Conselho Nacional de Turismo e Presidente da GJP Participações, que controla a GJP Hotéis & Resorts.

Nome: Guilherme Paulus

Nascido em São Paulo, em 1949

Formação: Administração de Empresas

Tempo de atuação na indústria do Turismo: mais de 40 anos

Guilherme Paulus é um empresário de espírito empreendedor. Seu primeiro emprego como agente de viagem foi em 1971, na Casa Faro Turismo. Um ano depois, em 1972, fundou a CVC. Ao lado do sócio, o então deputado Carlos Vicente Cerchiari, deu início às atividades da agência de viagens, instalada no centro de Santo André (SP). Em 1974, Cerchiari vendeu sua parte na sociedade a Guilherme Paulus, que continuou suas atividades investindo no turismo rodoviário, com excursões que atendiam principalmente os grêmios de trabalhadores das grandes empresas instaladas na região do ABC paulista. Quarenta anos depois, Guilherme Paulus continua à frente da CVC, hoje a maior operadora e agência de viagens da América Latina, como presidente do Conselho de Administração. Paralelamente à CVC, Paulus também comanda negócios em outras frentes do turismo, visto que é dono da GJP Hotéis & Resorts, que responde pela gestão de 12 hotéis e resorts no Brasil. Paulus também fez história na aviação brasileira. Em 2006, adquiriu a companhia aérea Webjet, na época com uma única aeronave, e a transformou na terceira maior companhia aérea do Brasil, operando mais de 20 cidades brasileiras com uma frota de 20 aeronaves, até vendê-la para a companhia aérea Gol, em 2011, em um dos maiores negócios da aviação brasileira.

Como fundador e presidente do Conselho de Administração da CVC, Paulus também conduziu outros negócios de sucesso em sua carreira. Dentro de sua estratégia de perpetuar a marca CVC, associou-se, em janeiro de 2010, a um dos maiores fundos de private equity do mundo, o norte-americano Carlyle Group.

Ao longo de sua história de 40 anos de atividades, a CVC tem transformado o mercado de turismo brasileiro através de estratégias inovadoras, tendo sido a primeira operadora brasileira a fretar aeronaves, a adotar um modelo de distribuição de produtos no varejo e em sua rede de agentes credenciados, a parcelar a venda de pacotes e a oferecer produtos acessíveis para consumidores de todos os perfis.

A cada ano, a CVC embarca milhões de brasileiros em viagens pelo Brasil e pelo mundo. Em 2010, embarcou 2,5 milhões de passageiros em viagens nacionais e internacionais, nas modalidades de viagens aéreas, terrestres e marítimas, para mais de 100 destinos e 700 produtos diferentes. Sua rede de distribuição consiste de 8.000 agentes de viagens independentes credenciados (multimarcas) e mais de 700 lojas exclusivas pelo Brasil, presentes em

Sócio majoritário da GJP Hotéis & Resorts, Paulus tem sob sua gestão o complexo hoteleiro Serrano Resort Convenções & Spa, em Gramado, no Rio Grande do Sul, considerado “O Melhor Hotel de Serra do Brasil”, o hotel Alpenhaus Gramado e o castelo Saint Andrews, ambos também em Gramado, sendo que este último é um empreendimento em turismo de luxo, no conceito de exclusive house, e em parceria com a família Guinle. Paulus também tem em sua GJP os hotéis e resorts Costa Brasilis Resort (Porto Seguro), Sete Coqueiros, Village Pratagy e Meridiano Hotel (em Maceió), Marupiara (Porto de Galinhas), Yak (Natal), Iguassu Resort (em Foz do Iguaçu), Aldeia do Mar Hotel (Itacaré), Viverone Hotel (Bento Gonçalves) e Viverone Moinhos (Porto Alegre); e prepara voo ainda mais alto com a construção de seu primeiro empreendimento, um ecoresort em Aracaju – Sergipe.

 

PREMIAÇÕES E HOMENAGENS

 

Guilherme Paulus tem em seu currículo diversos prêmios, como a Medalha de Honra Presidente JK, concedida pelo Governo de Minas Gerais; e títulos como Executivo de Valor, concedido pelo jornal Valor Econômico nos anos de 2007 e 2010; e Personalidade do Ano de 2003/4/5, concedido pela Viagem e Turismo, da Editora Abril; e empresário “Revolucionário das Relações de Consumo”, na opinião da revista Consumidor Moderno, por ter contribuído para elevar o padrão nas relações com os consumidores (2010).

Mais recentemente, em fevereiro de 2012, recebeu homenagem da Confederação Nacional de Turismo durante o 18º Workshop CVC & Trade Show, pelos 40 anos de atividades da operadora CVC, que em maio de 2012 alcançará este importante marco na história da companhia e do turismo brasileiro.

Em outubro de 2011, foi agraciado com homenagem, medalha e certificado, assinado pela então ministra da Economia e Turismo da França Christine Lagarde (atual diretora do FMI), pela contribuição ao desenvolvimento do turismo e da economia na França, por ter transformado a CVC na operadora que mais brasileiros envia para a França em viagens de lazer. Essa é uma das maiores honrarias concedidas pelo governo francês a empresários estrangeiros que colaboram com o desenvolvimento do País, por meio da Agência de Desenvolvimento Turístico da França.

 

Por serviços prestados ao turismo, Guilherme Paulus recebeu outros inúmeros reconhecimentos internacionais, como os das prefeituras de Cancun (México), Isla Margarita (Venezuela), Miami (Estados Unidos), Buenos Aires e Bariloche (Argentina). No Brasil, também já foi homenageado com os títulos de cidadão natalense, gramadense, baiano, cidadão noronhense, cidadão andreense (da cidade de Santo André), cidadão do Estado do Rio de Janeiro, cidadão iguaçuense de Foz de Iguaçu, recifense e paraibano. Em outubro de 2009 recebeu homenagem do Governo do Estado de Santa Catarina, em agradecimento, na época, pelos mais de 35 anos de serviços prestados ao Estado, tendo contribuído para incrementar a economia e o turismo na região.

 

Recebeu ainda a Medalha do Mérito Farroupilha, honraria máxima do legislativo do Rio Grande do Sul distribuída a empresários e personalidades que se destacam na prestação de serviços à comunidade e que colaboram com o desenvolvimento daquele Estado (novembro de 2010). Pelo terceiro ano consecutivo, foi eleito ao título de Líder Empresarial do Setor de Turismo, Lazer e Entretenimento (2010). Na esteira das condecorações, foi ainda agraciado pelo Governo de Alagoas com a Medalha de Honra ao Mérito Marechal Floriano Peixoto, uma homenagem em reconhecimento aos serviços prestados pela CVC ao desenvolvimento turístico e econômico da região; e com a Medalha Aristides Bertuol, um reconhecimento da cidade de Bento Gonçalves (RS) a empresários ilustres (ambas em 2006).

Pela CVC, também recebeu, pela décima primeira vez consecutiva, o prêmio de Melhor Operadora de Turismo (em 2011), segundo a opinião dos leitores da revista Viagem e Turismo. Nesta mesma premiação, recebeu outros prêmios em anos anteriores, como o então inédito ouro na categoria Melhor Navio de Cruzeiro/2008, entregue ao transatlântico Zenith, que marcou época no Brasil. Ganhou o prêmio Top of Mind em São Paulo, pela Folha de São Paulo (2011), e premiações similares na região do Grande ABC (SP) e Porto Alegre (RS), por ser o fundador da marca mais lembrada por consumidores daquelas regiões.

Em setembro de 2007, assumiu a cadeira de número 28 da galeria de Imortais da Academia Brasileira de Marketing. Em 2008, Guilherme Paulus recebeu o Troféu “Asas da Paz”, uma homenagem da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o Movimento Asas da Paz ao empresário que se destacou ao longo do ano no setor de aeronáutica.

A CVC também recebeu homenagem em Londres durante a realização da WTM – World Travel Market (2009), pela contribuição ao desenvolvimento do turismo mundial, tendo sido a única operadora brasileira, entre 10 concorrentes mundiais, a receber troféu de Fiona Jeffery, presidente da WTM, e Boris Johnson, prefeito de Londres. Já no Top TAM 2009 – na 11ª edição do prêmio, a CVC deixou registrada uma marca histórica e inédita: levou 12 cobiçados troféus numa única premiação, se reafirmando entre os maiores vendedores TAM do País. E durante a Feira das Américas de 2009, a operadora ainda recebeu homenagem do Ministério do Turismo e da ABAV Nacional – Associação Brasileira das Agências de Viagens, com a entrega dos títulos de “Melhor Operadora”, por ter sido a operadora que mais ofereceu produtos brasileiros em 2009, e “Melhor Agência de Viagens”, por ter sido a agência que mais vendeu destinos brasileiros ao longo daquele ano.

Considerado um dos maiores empresários da indústria de turismo, Guilherme Paulus é membro do Conselho Nacional do Turismo, indicado desde a primeira gestão do ex-presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva.

A CVC é líder na preferência do consumidor brasileiro, sendo considerada a maior operadora de turismo da América Latina, e está entre as 10 maiores do mundo. A CVC também recebeu homenagem em Londres durante a realização da WTM – World Travel Market (2009), pela contribuição ao desenvolvimento do turismo mundial, tendo sido a única operadora brasileira, entre 10 concorrentes mundiais, a receber troféu de Fiona Jeffery, presidente da WTM, e Boris Johnson, prefeito de Londres. Já no Top TAM 2009 – na 11ª edição do prêmio, a CVC deixou registrada uma marca histórica e inédita: levou 12 cobiçados troféus numa única premiação, se reafirmando entre os maiores vendedores TAM do País. E durante a Feira das Américas de 2009, a operadora ainda recebeu homenagem do Ministério do Turismo e da ABAV Nacional – Associação Brasileira das Agências de Viagens, com a entrega dos títulos de “Melhor Operadora”, por ter sido a operadora que mais ofereceu produtos brasileiros em 2009, e “Melhor Agência de Viagens”, por ter sido a agência que mais vendeu destinos brasileiros ao longo daquele ano.

Considerado um dos maiores empresários da indústria de turismo, Guilherme Paulus é membro do Conselho Nacional do Turismo, indicado desde a primeira gestão do ex-presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva.

A CVC é líder na preferência do consumidor brasileiro, sendo considerada a maior operadora de turismo da América Latina, e está entre as 10 maiores do mundo

 

Últimas Notícias:

Veja todas as notícias