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Como sobreviver no dinâmico mundo do Marketing Digital

Nunca conceitos e fórmulas foram tão efêmeros como atualmente, e nem mesmo essa é uma verdade absoluta, já que aquilo que não funciona para uma empresa pode ser a chave para outra. Uma coisa é certa, a comunicação está em constante transformação e, nesse cenário, acompanhar todas essas mudanças, aproveitando o melhor de cada alternativa, é o grande desafio para as empresas que estão batalhando pela atenção do consumidor. O Marketing Digital ampliou a forma como as marcas se aproximam de seu público e encurtou caminhos, mas conseguir enxergar esses movimentos e acompanhar todo esse dinamismo é fundamental para quem trabalha no ramo. Por isso, neste artigo, nos propomos a fornecer algumas dicas que podem ser úteis nesse processo. Boa leitura!

FAÇA DIFERENTE

Não tenha medo de arriscar, de tentar uma experiência nova no mundo on ou offline. Não é porque todas as empresas do seu segmento são sisudas nas suas formas e linguagens com o público que a sua também precisa seguir o mesmo discurso. Siga com aquilo que já vem dando certo, mas também ouse, saia da caixa e experimente novas ações. A surpresa pode ser bem positiva, e mesmo que não traga o resultado esperado sempre agrega conhecimento. Tire o seu consumidor da rotina, surpreenda-o!

ADVOGADO DO DIABO

A expressão é bem conhecida e tem, basicamente, o objetivo de questionar a qualidade de algo. Pois bem, essa é uma forma valiosa de desenvolver uma estratégia. Assim, quando estiver planejando algo, seja crítico, coloque-se no lugar do seu público-alvo, não olhe apenas como o mentor da ação. Às vezes a ansiedade, vaidade ou a vontade de atender a expectativa de outros podem tornar a sua visão turva, e aspectos negativos do projeto passarem despercebidos ou serem minimizados.

MOSTRE SEUS FÃS

Não importa o cenário político, social ou econômico, não importa a estação do ano ou a modinha em vigor, mostre a cara dos seus fãs. Produza conteúdo com os seus clientes mais engajados. Se a pessoa, espontaneamente, já postou um texto, foto ou vídeo marcando sua empresa em um discurso positivo, evidentemente ela também irá curtir aparecer no feed como conteúdo daquela marca queridinha por ela. E isso, certamente, gera uma ótima impressão já que você tem pessoas e histórias reais para compartilhar.

HUMANIZAÇÃO

Ter histórias reais na sua página, é superpositivo. A cada dia as marcas estão mais atentas a essa mudança de postura. Ao invés de ficar catando belas cenas naquele banco de imagens, priorize cenas reais. Isso gera identificação imediata. Investigue, troque figurinhas com a sua equipe e com o público externo, certamente, surgirão histórias relevantes e estimulantes que você poderá contar na sua timeline. Traga a sua equipe para a frente também. Mostre o seu time, mostre a sua cara.

FIQUE DE OLHO

Por mais que modismos durem pouco, tente acompanhar ao máximo tudo o que acontece a sua volta. Quando um assunto está em alta, todos estão pesquisando a respeito e você pode aproveitar esse momento para interagir com alguma ação pontual ou um simples post fazendo referência ao tal assunto. Aquele tema pode passar, mas essas piadas da internet estão sempre presentes, seja o forninho da Giovanna ou as carinhas hilárias da menininha americana Chloe. Aproveite e faça parte da brincadeira, vincule o tema aquilo que você vende e imprima a sua marca.

INTERAJA

Converse com quem está nas suas páginas, converse com o seu público. Crie ferramentas de diálogo, oportunidades para ouvir seu consumidor, jogos, chats, faça perguntas, pesquisas. Isso é super simpático, pois mostra que a sua marca está disponível e que é real, além de lhe trazer muito aprendizado sobre o que você vem oferecendo para ao consumidor. É o tal do feedback que é importantíssimo para o desenvolvimento de qualquer produto ou serviço.

RECICLE

Não importa se você já publicou, há alguns meses, aquela superentrevista que a sua equipe fez com aquele superespecialista? Se é conteúdo relevante recicle! Crie novos formatos para aquele conteúdo e reaproveite sim. Lembre-se que o ambiente online é altamente dinâmico e muita gente vai estar na sua página pela primeira vez, e também vai adorar este material. Você também pode usar um tema novo para promover um antigo, casando os dois conteúdos.

DIVERSIFIQUE

Os vídeos são indiscutivelmente os favoritos dos internautas. Inúmeros estudos já revelaram que 60% do público prefere assistir vídeos em vez de ler textos. Outras vantagens dos vídeos sobre outros formatos são que os vídeos mantêm seus visitantes mais tempo em seu site, e é comprovado que as pessoas memorizam mais aquilo que veem do que aquilo que leem. Mas ainda assim, é importante diversificar conteúdo! Fotos, cards, curadoria, entrevistas, artigos, pesquisas, varie seu conteúdo para não torná-lo chato e previsível.

INVISTA EM QUALIDADE

Quantidade é importante? Sim, é bem importante. Uma página estática, que não se modifica, certamente acaba sendo um repelente para qualquer consumidor, que está ali atrás de novidades, de atualizações. Mas mais do que quantidade, o valor está na qualidade da sua forma de comunicar. Invista em conteúdo de qualidade, com um bom design, um bom texto, vídeos e imagens bem produzidas. Isso é a sua marca, essa é a sua identidade. Não adianta estar lá, todos os dias, mas mal representado.

ANALISAR SEMPRE

Esteja sempre atento aos números. Hoje são inúmeras as ferramentas disponíveis para mensurar o andamento e os resultados de cada ação que você realiza: Google Adwords, Facebook Insights, Inbound Marketing etc. Likes não dizem muito sobre o que você publicou, mas também são importantes, por isso devem ser considerados assim como compartilhamentos e comentários. Então sempre que possível pare e avalie o que vem acontecendo com cada uma das ações. Isso ajudará nos seus próximos movimentos e também a ajustar o rumo de algumas ações que ainda estão em andamento, permitindo que você chegue mais perto do resultado que almeja.

ALIMENTE-SE

Tenha referências de pessoas e empresas que você considera vencedoras ou que estão próximas daquilo que você realiza. É fundamental manter-se informado, consumir conteúdo. Assine newsletters, siga autores e veículos nas redes sociais, crie alertas no Google com o assunto de seu interesse, leia materiais enxutos e organize-se para investir um pouco mais de tempo naqueles conteúdos mais longos, mas que são importantes. E se você achar que o texto não é tão importante quanto você imaginou abandone e invista em outro conteúdo. Áudios, vídeos e participações em eventos também funcionam muito bem para consumir informação em tempos de agendas lotadas.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então participe do Programa de Social Media com Rafael Terra da ADVB/RS.

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