Notícias

Fotografias, cartoons e esculturas levaram arte ao FT18

Nove artistas gaúchos foram responsáveis por integrar esculturas, fotografias, intervenções e outras manifestações artísticas ao Festival da Transformação – FT18. As obras foram expostas em diferentes locais dos prédios da ESPM, como saguões, escadarias e paredes, e integraram o evento ao longo dos dois dias de atividades.

As propostas foram apresentadas à ADVB pela Produtora de Curadoria do FT18, Clara Cristina Zitkoski, que reuniu os nomes, trabalhos e propostas de cada artista. Segundo ela, foi priorizada a participação de artistas que fossem gaúchos, e que tivessem traços de inovação em seus trabalhos. Trazer arte para dentro do FT18 é uma forma de abrir espaço para a sensibilidade, conforme aponta Clara: “Trouxemos aos poucos a arte e a inovação do setor cultural para dentro do FT18. Queremos proporcionar aos participantes que saíssem um pouco das questões técnicas, e tivessem momentos para relaxar”.

A artista Marlene Reinaldo participou do FT18 com as exposições Tecituras e Para além do Futuro, a primeira com produção de estamparias e a segunda com fotografias. Já Idalgo Adams cedeu duas de suas esculturas para fazerem parte do evento: Facetas e Guerreiro. Unindo o cobre e o vidro, Gustavo Nakle participou com as esculturas denominadas Formigas. Kiko Medeiros apresentou coleções de telas coloridas e em preto e branco e Vick Fernandes levou as obras com o nome Cuadrado.

Os filmes também fizeram parte dos materiais artísticos presentes no festival. Criação de Maíra Coelho, o curta Retirantes, protagonizado por bonecos e inspirado em obras de Portinari, foi exibido durante os dois dias do FT18. No domingo (25) aconteceu a exibição de um longa metragem com acessibilidade. A criação é de Sid Schames, que, além de gerar acessibilidade em conteúdo audiovisual, busca promover o convívio das pessoas com e sem deficiência, através de oportunidades equiparadas de diversão, entendimento e emoção num ambiente que valoriza as diferenças.

Por fim, os cartunistas Santiago e Rafael Corrêa participaram dos dois dias de Festival da Transformação – FT18 realizando cartoons gratuitos para o público do evento, e obtiveram grande adesão por parte dos envolvidos com as atividades.

A produtora lembra que a arte também é uma forma de trazer a sensibilidade para o dia a dia do evento, e afirma: “O espaço artístico tem muito a ver com a linguagem da tecnologia. Às vezes fazemos eventos com padrões tão técnicos, que esquecemos de colocar ações que auxiliem na descontração e no relaxamento. E esses artistas estiveram conosco para isso”.

O FT18 tem patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura (LIC); Grupo RBS; FEMSA e SEPRORGS. Apoio da Banana Nude; Cinco TI; Sebrae; Startse; PwC; Lebes; Icatu Seguros, Rio Grande Seguros, Agibank e Thyssenkrupp. Apoio Institucional da PUCRS; UFRGS; Unisinos; Prefeitura de Porto Alegre; POA Inquieta e ARP. Cocuradoria da Share. Parceiros Grupo LZ, OTRO Design, Menvia, Flowork, Innovation Lab, Flyware, Dinamize, Lado K Eventos e Ouro e Prata.  Correalização da ESPM Sul e realização da ADVB/RS. Parceiros: 99, Saque e Pague, Intelichat, Master Hoteis.

Últimas Notícias:

Veja todas as notícias