Notícias

Lançamento do 45º Prêmio Exportação RS traz palestra de Secretário do MDIC para 250 lideranças empresariais do RS

Tradicional encontro do segmento exportador gaúcho, o Almoço da Exportação reúne empresários, representantes do poder público e presidentes de entidades no Sheraton Porto Alegre Hotel nessa sexta-feira (19)

Mobilizar as mais influentes lideranças do comércio internacional no Estado para debater sobre como qualificar a atividade exportadora brasileira. Este é o objetivo do Conselho do Prêmio Exportação RS e da ADVB/RS no Almoço da Exportação 2017, que acontece em 19 de maio (sexta-feira) às 12h no Sheraton Porto Alegre Hotel. O evento marca o lançamento da 45ª edição do Prêmio Exportação RS e traz a palestra do Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, que fala sobre o atual cenário exportador brasileiro.

“Em um ambiente de economia interna desfavorável, o mercado internacional representa uma oportunidade. Mas comercializar produtos para exterior não depende apenas de um preço competitivo. O Almoço da Exportação surge justamente para colocar em debate, com as lideranças exportadoras, temas como as políticas públicas de incentivo, acordos comerciais no âmbito internacional, logística eficiente e qualidade das entregas das empresas”, explica o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Renato Malcon.

“Não podemos nos basear somente em números, mas em iniciativas. Que atitudes estão sendo tomadas para que o Brasil retome a competitividade internacional que tinha no começo dos anos 2000? Os empresários que estão aqui já demonstraram estar exercendo seus papéis, entretanto o apoio das políticas públicas pode ser um diferencial para alavancar nossas exportações”, fala o presidente da ADVB/RS, Sérgio Maia.

Conforme o CEO do Prêmio Exportação RS, Paulo Marcelo Tigre, “o cenário é de grande incerteza e imprevisibilidade. Reconhecer a comunidade exportadora é uma forma de unir as classes e, com convicção do caminho e do Brasil que queremos, fazer um chamamento a reverter esse quadro e ajudar a criar soluções para o País superar essa crise”.

Tradicional encontro da agenda empresarial gaúcha, o Almoço da Exportação é a atividade da programação anual do Prêmio Exportação RS voltada especificamente para disseminação de conteúdos e informações acerca do mercado internacional. O evento mobiliza representantes do comércio exterior no País para discutir os aspectos que influenciam na competitividade das exportações brasileiras. Para 2017, espera-se que o Almoço reúna um público 250 convidados, entre lideranças do poder público, representantes de entidades empresariais, empreendedores, formadores de opinião e imprensa especializada.

Sobre o Prêmio Exportação RS

Realizado há 45 anos, o Prêmio Exportação RS é considerado o maior evento do seu segmento no Sul do Brasil, distinguindo as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para incluir seus produtos no comércio internacional. Além de valorizar as atividades exportadoras e a comunidade empresarial do Rio Grande do Sul, o Prêmio Exportação RS é o reconhecimento à competência e à visão de negócios das empresas que buscaram novas fronteiras e contribuíram para o fortalecimento socioeconômico do Estado e do País.

A premiação é realizada por 18 das instituições mais importantes relacionadas ao comércio exterior, que compõem o Conselho do Prêmio Exportação RS: Apex-Brasil, Agenda 2020, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Farsul, Federasul, Fecomércio-RS, Fiergs, Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Movimento Brasil Competitivo, Porto do Rio Grande, PwC, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS e UFRGS.

PROGRAMAÇÃO
12h00: Recepção dos convidados
12h15: Abertura
– Pronunciamento do Presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Renato Malcon
– Pronunciamento do Presidente da ADVB/RS, Sérgio Maia
– Pronunciamento do CEO do Prêmio Exportação, Paulo Marcelo Tigre
12h30: Palestra do Secretário de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Neto
13h00: Interação com o Secretário Abrão Neto
14h00: Encerramento

Últimas Notícias:

Veja todas as notícias