Notícias

PLANTANDO O BEM

Santa Clara amplia case premiado para atender crianças de mais 11 cidades gaúchas com produção de hortas escolares
santaclara2

Quando foi iniciado há 6 meses, o projeto da Santa Clara parecia apenas uma forma de retribuir a parceria e o carinho da comunidade de Carlos Barbosa, cidade sede da Cooperativa. Mas com o encerramento da ação vieram os pedidos de ampliação e o reconhecimento, com prêmios como o concedido pelo Top de Marketing 2016, na categoria Setorial Agronegócio. Assim, o projeto Plantando o Bem será ampliado e chegará a mais 11 cidades, em 2017, com produção de hortas escolares, dicas sobre alimentação saudável e cultivo de culturas em pequenos espaços.

Durante o segundo semestre deste ano, a Cooperativa Santa Clara desenvolveu o projeto Plantando o Bem, com mais de 900 crianças, entre 6 e 16 anos, em 12 escolas (municipais, estaduais e particulares) de Carlos Barbosa e região. O objetivo da ação é promover a alimentação saudável, a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Além das instituições de ensino, que consomem o alimento colhido nas próprias hortas criadas por meio do projeto, as crianças também aprendem a cultivar em pequenos espaços, como sacadas de apartamentos.

A primeira fase do projeto contou com a realização de palestras, com uma nutricionista que abordou a importância das hortaliças para uma vida saudável. Em seguida foram feitas as atividades práticas, nas quais as crianças, com auxílio de técnicos do Mercado Agropecuário da Santa Clara, puderam colocar a mão na terra e assumir o compromisso de manutenção das hortas. Também foi produzido material impresso para que os alunos compartilhassem com suas famílias o conhecimento adquirido em sala de aula. “A Santa Clara está inserida no município de Carlos Barbosa há mais de cem anos e, por esta ligação muito forte com a comunidade local, buscamos valorizar o bem-estar dessas pessoas, da sua saúde, em retribuição ao apoio e confiança recebidos ao longo de todos esses anos”, destaca o diretor administrativo e financeiro, Alexandre Guerra.

Ampliação

santaclara3Carlos Barbosa permanece recebendo assistência por meio do projeto, em especial nas escolas participantes, já que a cada ano recebem novos alunos com a renovação das turmas. Mas em 2017, o foco será a ampliação do Plantando o Bem, que chegará a mais 11 cidades: Paraí, Veranópolis, Fagundes Varela, Cotiporã, Estação, Vila Maria, Nova Roma do Sul, Tapera, David Canabarro, São Pedro da Serra e Jacutinga. A mão de obra virá do corpo técnico disponível nos outros municípios onde a cooperativa conta com colaboradores que prestam assistência ao produtor. Com o apoio desses técnicos mais escolas, crianças e moradores irão aprender sobre vida saudável por meio da alimentação. “O reconhecimento do Top de Marketing é importante porque aumenta ainda mais o nosso compromisso com a comunidade e a continuidade do projeto”, conclui o diretor.


santaclaraA Cooperativa Santa Clara completa 105 anos em abril de 2017, com quase 2 mil colaboradores, 5.300 famílias associadas, 3.200 famílias de produtores de leite, ou seja, mais de 12 mil pessoas que vivem diretamente da atividade. A Santa Clara foi criada em 1911 por 17 imigrantes italianos, que fixaram residência na região de Carlos Barbosa. O grupo fundou a Latteria Santa Chiara, que recebeu este nome pela sua devoção à Nossa Senhora Santa Clara, fato que também influenciou na escolha do mesmo nome para a capela, a primeira escola, e a igreja da localidade.

 

Fotos: Fabrício Romio

Últimas Notícias:

Veja todas as notícias